sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Análise: G. I. JOE: A ORIGEM DE COBRA


Os brinquedos favoritos da minha infância foram os Comandos em Ação, uma linha de bonequinhos com muitos equipamentos e veículos (tenho o avião até hoje, estou só esperando o meu filho de 3 anos crescer um pouquinho pra dar pra ele). Nos EUA, se chamava G.I. Joe, e inspirou uma série de gibis e desenhos animados, que também fizeram sucesso aqui. É claro que depois do sucesso de Transformers, era só uma questão de tempo até lançarem um filme baseado na unidade militar anti-terrorista que combatia a organização terrorista Cobra.

O filme conta a origem dos terroristas, do ponto de vista de dois soldados que acabam integrando os G.I.Joe, Ripcord (Marlon Wayams) e Duke (Channing Tatum). A trama é o de menos, como não poderia deixar de ser em um filme de Stephen Sommers (A Múmia, Van Helsing), em que a história é mero pretexto para cenas de ação e efeitos especiais tão exagerados que fazem do filme um imenso videogame. Aqui não é diferente, embora o roteiro seja um pouco melhor do que os dos seus filmes anteriores. Para os fãs dos brinquedos, o mais importante é verificar como ficaram os veículos e personagens. Além de Ripcord e Duke, aparecem outros clássicos como Hawk (Dennis Quaid), Scarlett (Rachel Nichols, linda), Baronesa (Sienna Miller), Storm Shadow (Byong Hun Lee) e o meu favorito, Snake Eyes (Ray Park, que fez o Darth Maul do Episódio I de Star Wars). As cenas de ação, apesar de um pouco exageradas, são muito boas. É claro que as que eu gostei mais são as que envolvem Storm Shadow e Snake Eyes, em lutas empolgantes. Quem procura um filme de ação em que se pode desligar o cérebro por duas horas ou para os saudosistas dos anos 80 (como eu), G.I.Joe: A Origem de Cobra é uma boa opção.

Algumas curiosidades para quem gostava dos brinquedos: Snake Eyes, um dos personagens mais legais dos Joes (uma espécie de ninja vestido de negro e que não fala), foi lançado como inimigo no Brasil! A primeira série de Comandos em Ação só tinha os equivalentes aos G.I.Joe americanos, sem nenhum vilão. Os Cobras, vilões "oficiais" dos Joes, só seriam lançados na série 2. Snake Eyes, por sua vez, foi lançado como Invasor (séries 1 e 2) e como Cobra Comandante Negro (série 6), este já com o lobo. O vilão Cobra de Aço é uma figura exclusiva do Brasil, feita com a cabeça do Snake Eyes prateada e o corpo do Raio Laser (Flash nos EUA). Vale lembrar que antes dos bonequinhos havia o bonecão de 12 polegadas, aqui batizado como Falcon, outro ícone dos anos 80!

Nenhum comentário:

Postar um comentário