sexta-feira, 21 de outubro de 2011

DVDs: EDIÇÕES DEFINITIVAS ou CAÇA-NÍQUEIS?

Sem querer fazer apologia à pirataria, confesso que de vez em quando até baixo ou copio algum filme ou seriado (deixando bem claro que apenas para meu uso pessoal, sem qualquer objetivo comercial). Mas sempre que possível gosto de ter o DVD original, com a embalagem intacta (mania de colecionador), organizado na estante. E já que eu vou comprar o DVD original, dou preferência às edições especiais, se possível edições duplas (já que os discos de extras normalmente não estão disponíveis para download). Muitos filmes estão disponíveis em edições especiais para colecionadores, com vários extras interessantes e até algum mimo adicional, como livreto, cards, poster ou até mesmo miniaturas. Há alguns anos, a Fox lançou o conceito de Definitive Edition, que seriam versões de filmes já lançados anteriormente com qualidade de som e imagem melhorada e disco extra, e com uma bela padronização de capa. A grande dúvida é: vale a pena?


Na verdade, a resposta não é tão simples. Alguns filmes realmente ganharam um melhoramento em relação à imagem e ao som, e edições duplas até então inéditas. O problema é que alguns filmes já tinham edições duplas e as edições definitivas são apenas os mesmos dois discos com embalagem e luva diferentes (ou seja, verdadeiros caça-níqueis). Vamos ver alguns exemplos.






Aliens vs. Predador é um filme mediano, que melhora substancialmente com os extras (com destaque para o making of, a origem da HQ e o featurette sobre os action figures de Todd Mcfarlane). Infelizmente, a edição definitiva é igual à edição especial dupla lançada anteriormente.






Aliens - Edição Definitiva é bem diferente da edição especial. Para início de conversa, a primeira versão era simples, com extras sem legendas (embora bem interessantes). A edição definitiva é dupla e os extras são todos legendados (e diferentes da edição especial!). Não dá pra dizer que são inéditos porque já estavam presentes no luxuoso box com a quadrilogia. Mas de qualquer jeito, é muito bom. Vem com as duas versões, a de cinema e a estendida (no folheto com as notas de produção, dá pra comparar os capítulos e ver de maneira mais clara as diferenças entre as duas versões)





A edição definitiva de O Predador é igual à edição especial dupla, mas nem se compara com a edição simples, principalmente nos quesitos imagem e som. Mas como não inova nos extras, continua sendo um caça-níqueis safado (embora a arte da embalagem e luva seja belíssima).










Comando para Matar é um dos filmes mais divertidos de Schwarzenegger, principalmente por não se levar a sério em momento algum. Apesar de radicalmente diferente da edição simples, acaba deixando a sensação de picaretagem. Explico: a qualidade de som e imagem é boa, mas s documentários do disco 2 são decepcionantes. Além disso, até tem uma versão estendida, mas nem faz diferença, porque só tem um(!) minuto a mais (basicamente, um diálogo entre Schwarza e a aeromoça dentro do carro)!









A imagem de Robocop - edição definitiva é muito superior à da edição especial. O disco 1 é o mesmo da edição especial, mas os extras estão devidamente legendados (exceto a faixa de comentário de Paul Verhoeven - que vacilo!). O disco 2 tem apenas 3 featurettes, mas são bem interessantes.



Comentei apenas as edições definitivas que eu tenho. Não tenho as outras, mas sei que as edições definitivas de Conan - O Bárbaro, Guardiões da Noite, Minority Report, O Dia Depois de Amanhã, Touro Indomável, entre outros, seguem o mesmo padrão. O disco 2 é o mesmo das edições especiais duplas lançadas anteriormente!



Faz tempo que eu não uso o bordão, mas vou repetí-lo neste caso: Ai, como é duro ser colecionador no Brasil!...



Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário