quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Revista MUNDO DOS SUPER HERÓIS # 29: Review

Revistas ou livros não costumam ganhar resenhas no ONARI BLOG, embora eu seja um ávido leitor. Esta semana, passei em uma banca e a capa desta revista me chamou a atenção. MUNDO DOS SUPER HERÓIS é uma publicação voltada para vários assuntos da cultura pop, principalmente personagens de quadrinhos. Curiosamente, nunca havia me interessado pela revista, mas a capa anunciando um dossiê sobre a trilogia clássica de Star Wars acabou me fisgando. Dei uma folheada rápida e descobri que quase todas as matérias me interessavam! Comprei e devorei na mesma tarde!




Como a chamada de capa deixa claro, a matéria principal é o dossiê de 36 páginas (!) sobre a saga espacial de George Lucas. Aproveitando o lançamento dos seis filmes de Star Wars em Blu-ray, a revista faz um estudo bastante detalhado sobre a trilogia clássica, abordando bastidores, resumos dos três filmes e falando também sobre o Universo Expandido e a saga em outras mídias (principalmente os quadrinhos). O destaque é o pôster central, com vários cartazes dos três filmes (oficiais, comemorativos e algumas raridades).


Um dos maiores inimigos do Homem-Aranha, Venom tem uma matéria inteiramente dedicada a ele. Popular entre os leitores mais recentes (já que foi popularizado por Todd McFarlane nos anos 90 e ganhou destaque no terceiro filme do aracnídeo, de 2007), o vilão (ou anti-herói?) tem sua história dissecada em 8 páginas com muitas imagens.



Batman é objeto de duas matérias. Uma delas é sobre The Brave and the Bold, publicação em que o homem-morcego sempre teve importância, dividindo o espaço com outros heróis (e que até ganhou uma série recente de desenhos animados).



A compra da Marvel pela Disney gerou muita controvérsia há algum tempo (até já ganhou um post neste blog). Um dos primeiros resultados da fusão é a série animada dos Vingadores, bastante elogiada pela crítica e que é analisada em uma reportagem que também destaca os melhores episódios.



Nem as action figures escaparam da revista! Aqui são abordadas algumas estatuetas e bonecos com visual retrô, muitos baseados em pulp fictions e seriados das matinês.




Uma das matérias mais legais fala sobre um dos mais significativos elementos da mitologia de Batman (e, consequentemente, da própria cultura pop): o Batmóvel, que está comemorando 70 anos! As mais importantes versões do veículo do homem-morcego são abordadas (originadas de todas as mídias, como quadrinhos, filmes, desenhos e games). Particularmente, é a parte da revista que eu mais gostei, devido a um pequeno detalhe. Eu coleciono miniaturas de carros de filmes, série, animações e games, especialmente batmóveis (mas isso merece um post mais detalhado em breve)...


Apesar de nunca ter chamado minha atenção até então, Mundo do Super Heróis provou ter tudo a ver com meus gostos (incluindo este blog), e deve ser uma fonte de consulta constante daqui pra frente! Recomendadíssima!

Um comentário: