domingo, 20 de novembro de 2011

Análise: SUPER-8





Eu queria assistir a esse filme nas telonas, mas só pude conferir agora, com o lançamento em DVD e Blu-ray. Mas peraí... Uma produção de Steven Spielberg em que um grupo de pré-adolescentes usando bicicletas se vê às voltas com um mistério em um subúrbio norte-americano? Se alguém com mais de 30 anos se lembrou de alguns clássicos dos anos 80 (E.T., Os Goonies) estrelado por crianças (que até já renderam um post aqui no blog), a semelhança é proposital. As produções que nos anos 80 eram especialidade de Steven Spielberg (tanto como diretor quanto produtor) são homenageadas pelo diretor J.J.Abrams (Lost, Missão Impossível III e Star Trek) em Super-8, primeira produção baseada em material original, sem estar ligado a franquias já estabelecidas.


O filme é ambientado em 1979, na fictícia cidade de Lilian. O protagonista é Joe (o ótimo estreante Joel Courtney), que acaba de perder a mãe e tem um relacionamento distante com o pai (uma constante nos filmes de Spielberg). Ao ajudar seu melhor amigo Charlie (Riley Griffiths) a rodar um tosco filme de zumbis com uma câmera Super-8, ele tenta superar a perda. Claro que ele se entusiasma mais ao saber que a bela Alice (Elle Fanning) concordou em estrelar o filme do que nas maquiagens e efeitos especiais aos quais ele é encarregado.






Quando Joe e seus amigos estão rodando o filme, acabam testemunhando um acidente de trem espetacular. O que eles acabam descobrindo é ainda mais assustador: o trem era um comboio militar e transportava algo ultra-secreto. Pior: a "coisa" escapou e está à solta na cidade! Isso mesmo, Super-8 é um filme de monstro! Seguindo a cartilha spielberguiana, J.J.Abrams acerta ao ocultar a criatura o maior tempo possível, como em Tubarão (a referência mais explícita), contando apenas com sombras, reflexos em poças d'água, coisas sendo puxadas ou jogadas, sons pavorosos e vegetação se mexendo. Brilhante!








Embora o roteiro não ignore a presença do monstro ou a ocupação militar da cidade, o foco é nos personagens: a amizade dos garotos (principalmente entre Joe e Charlie), o encanto de Joe por Alice, a paixão por cinema e um irresistível saudosismo inocente que apenas quem viveu os anos 70 e 80 vai entender.






Está tudo lá: o mistério vindo do espaço (E.T., Contatos Imediatos do Terceiro Grau, Viagem ao Mundo dos Sonhos), garotos vivendo uma aventura incrível a bordo de bicicletas (E.T., Os Goonies), a criatura só revelada no final (Tubarão), e, acima de tudo, os acontecimentos que marcam o amadurecimento (Conta Comigo). Muito bem, J.J.Abrams. Você aprendeu a lição direitinho...


Super 8 pode decepcionar quem espera um filme de ação explosiva estrelado por ETs (mesma sensação de quem assistiu a Sinais, de M. Night Shyamalan, outro diretor, não por acaso, inspirado em Spielberg). Mas se você cresceu assistindo aos filmes dos anos 70 e 80 e ama cinema, você também, como eu, vai se empolgar com Super 8.


Mais que recomendado! Em tempo: não perca os crédito finais, para ver na íntegra o tal filminho tosco de zumbis dos garotos, uma deliciosa homenagem a George Romero!

Nenhum comentário:

Postar um comentário