sexta-feira, 26 de junho de 2009

CRIME STORY: um filme de JACKIE CHAN pouco conhecido no Brasil!

Jackie Chan dispensa apresentações. Unanimidade internacional, Jackie não só é idolatrado por fãs de artes marciais, mas também é adorado por todos que gostam de ação e humor. Suas intricadas, perigosas, criativas e engraçadas coreografias são sua marca registrada. Ele é um dos poucos atores de artes marciais cuja filmografia é quase totalmente conhecida no Brasil. Claro que existem vários filmes obscuros e outros que contam com participações tão discretas que só mesmo os fãs xiitas pra encontrá-lo (fora os filmes picaretas que têm Jackie na capa e ele NÃO participa!).


Crime Story, de 1993, é um dos poucos filmes de Jackie Chan que não foram lançados no Brasil, nem em VHS, nem em DVD. Mesmo fora do Brasil é relativamente raro. Eu mesmo só consegui uma cópia recentemente, por intermédio do amigo Takeo Murayama, um dos maiores colecionadores e especialistas em cinema de ação asiático do país.
Em Crime Story (que foi batizado no Japão como New Police Story!), Jackie é um policial à beira de um colapso, tendo que se consultar constantemente com a psicóloga da polícia. Durante a investigação do sequestro de um empresário, o stress emocional de Jackie se intensifica, principalmente após testemunhar a morte de policiais durante a (mal-sucedida) perseguição aos bandidos. Ao se aliar a um policial veterano (Kent Cheng), Chan descobre que encontrar a vítima do sequestro será mais difícil do que parece, pois o mentor do crime é o próprio veterano, disposto a sabotar as investigações. O mais interessante é que o filme é baseado em fatos reais. Infelizmente o filme não fez o sucesso esperado, provavelmente devido à falta do humor característico de Jackie.




Curiosamente, o principal destaque do filme não são as cenas de ação, mas a angústia de Jackie em elucidar o caso. Este é um dos raros casos em que Jackie interpreta um papel realmente sério e dramático, com nenhum enfoque no humor. É claro que as lutas e as cenas de ação são espetaculares, especialmente o clímax, literalmente explosivo!

Existe uma edição especial em DVD, cheia de extras, mas infelizmente não é a versão que eu tenho! Mas dada a raridade do filme, não tenho do que reclamar!

5 comentários:

  1. Pô, Erick, tinha que divulgar essa sua resenha lá no Orkut, tanto na comunidade de filmes de kung fu quanto na do Jackie Chan!

    ResponderExcluir
  2. Olá Erick!
    Cara, sou doido pra ver esse filme do Jackie... como posso conseguí-lo contigo... vc o vende, disponibiliza via internet...??
    Só vi algumas cenas no youtube, mesmo assim, sem legenda. Ficaria muito grato se vc "descolá-se" esse filme pra mim amigão!!
    Meu e-mail é:
    ulisses06@hotmail.com
    Agradeço a sua atenção.
    Um abraço!!
    Ulisses.

    ResponderExcluir
  3. Ola Erick, li em um blog sobre criação de formigas, e que vc as venderia. Vc em alguma rainha para vender? Muito obrigado

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o texto.

    Tomara que a Continental um dia lance esse filme aqui no Brasil (Acho que ela já lançou mais de 40 filmes do Jackie Chan), esse filme junto com o documentário "Jackie Chan My Story" são dois grandes títulos que gostaria de ter na minha coleção.

    ResponderExcluir
  5. Alerta de spoiler

    Não entendi porque no final do filme o Jackie queimou aquela carteira

    ResponderExcluir