terça-feira, 2 de junho de 2009

GUARDIÕES DA NOITE

Este filme tem várias curiosidades. Pra começar, é uma mistureba de fantasia, terror, ação e ficção. Você se perde em vários momentos. Além disso tudo, é um filme russo!



Muita gente não gostou do filme. Acharam tudo muito confuso. Temos que entender, antes de tudo, que é um filme RUSSO, gente! O diretor Timur Bekmanbetov adaptou em 2003 uma trilogia literária de um famoso escritor russo de ficção científica (que também colaborou no roteiro do filme) que fala de uma trégua entre os seres da luz (bem) e da escuridão (mal). Eles criaram um mundo novo, com sua própria mitologia, inserida na cultura russa dos dias de hoje. Esse é um dos grandes méritos do filme, embora seja o principal motivo de muitos não terem entendido patavinas, hehehe. É preciso entrar no espírito do filme, e viajar (na maionese) junto com ele!

A batalha medieval que abre o filme.


Uma vampira gostosinha a procura de sangue.



As pessoas que têm poderes são chamadas de Os Outros, e quando descobrem seus poderes têm que escolher entre luz e escuridão. Os seres da luz (normalmente transmorfos e profetas) são liderados por Geser e chamados de Guardiões da Noite; os da escuridão (bruxas, mutantes e principalmente vampiros) são liderados por Zavulon e são, claro, os Guardiões do Dia. Cada grupo vigia o outro para garantir a trégua. O filme fala de uma profecia que diz que um Outro muito poderoso (chamado de escolhido) vai mudar de lado e provocar um fim na trégua. Os Outros atuam em uma dimensão paralela (as trevas, onde não são vistos pelas pessoas normais), caracterizada por uma interessante e angustiante nuvem de mosquitos!

Anton, o (anti) herói do filme.


O herói do filme é Anton, que no início do filme descobre seus poderes (visões do futuro), escolhe a luz e se torna um guardião da noite. E não digo nem herói, pois ele apanha e faz cagada o filme inteiro, hehehe, mas é o protagonista. Achei legal que o personagem principal não é indestrutível nem infalível, muito pelo contrário, é cheio de falhas e algumas delas inclusive catalisam os acontecimentos mais importantes da trama. A mais significativa é a presença de um garoto, que no decorrer do filme, se revelará mais importante do que aparenta.




E é tudo meio confuso, combinando efeitos engenhosos e referências explícitas, como lutas e cenas em câmera lenta, espadas de luz, um "escolhido", batalhas medievais (!), apocalipse iminente, etc! O filme foi a maior bilheteria da Rússia, desbancando grandes sucessos de Hollywood. Tendo em mente que o filme é o primeiro de uma trilogia (o segundo filme já foi lançado), propositadamente ficam muitas perguntas sem resposta.
O DVD lançado no Brasil (Fox) é muito bom, com dois discos e farto material extra: alguns documentários, galerias, duas faixas de comentário (do diretor e do autor dos livros), preview do segundo filme (Guardiões do Dia, tão confuso quanto o primeiro, com efeitos melhores e já lançado em DVD aqui, comento em breve) e dois episódios da série de animação Broken Saints. Assistindo de novo e com os comentários, tudo vai ficando mais claro e você vai sacando as características dessa nova mitologia. E acaba até gostando, hehehe!
O diretor, após filmar os dois primeiros filmes, adquiriu cacife e foi para Hollywood, onde fez O Procurado, com Angelina Jolie e James Mcavoy (onde podemos ver o estilo visual e a viajada já característicos dele, hehehe). A intenção era filmar a terceira parte (Twilight Watch, algo como Os Guardiões do Crepúsculo) com produção e atores americanos(!), mas ouvi dizer que ainda não há planos. Não sei se isso é bom ou ruim... Enquanto isso, confira o início da trilogia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário