quarta-feira, 10 de junho de 2009

STREET FIGHTER II: As Animações





Confesso que não sou fã incondicional de animes. Nunca curti Dragon Ball Z (muito menos Naruto, mais recentemente), embora tenha acompanhado Cavaleiros do Zodíaco nos anos 90. A única animação japonesa que gostei foi justamente a série de animação de Street Fighter II, que inclusive passou no SBT. Embora ainda apresente algumas características típicas japonesas que considero irritantes, como alguns momentos arrastados e monótonos, e cansativas repetições das mesmas cenas (quem é fã de Dragon Ball ou qualquer outro sabe muito bem do que estou falando), tem excelentes e eletrizantes cenas de luta.








Para quem gosta de games de luta, Street Fighter II é um marco no gênero, e até hoje pode ser considerado como um dos games de luta mais importantes (se não o mais importante) de todos os tempos. Quando surgiu nos arcades, foi uma revolução em gráficos e jogabilidade. Como todo fenômeno pop, gerou diversos produtos, como filmes, bonecos, camisetas e sei lá mais o quê. Vou comentar alguns dos produtos mais interessantes: duas animações baseadas no jogo.







Com o sucesso do jogo, a Capcom (empresa desenvolvedora do game) encomendou um filme de animação baseado nele: Street Fighter II - O Filme. Lançado nos cinemas e posteriormente em vídeo, foi um grande sucesso. A história consegue reunir, em pouco mais de uma hora e meia, quase todos os personagens do jogo, embora a maioria só apareça durante alguns segundos. Os personagens principais são Ryu, Ken, Chun-Li e Guile, além de M.Bison, o vilão principal. Se a história fica em segundo plano, o forte são as cenas de luta. O filme já começa com uma luta entre Sagat e Ryu, onde este aplica o Shoryuken (presenteando Sagat com sua cicatriz característica) e o Hadouken (que "dispara" o título do filme). A batalha final reúne Bison contra Ken e Ryu, lógico, com direito a um Hadouken duplo! Dada a limitação do tempo de duração do filme, tudo é muito rápido, mas com direito a uma surpresa no final. Curiosidades: a melhor cena de luta não é protagonizada por Ken ou Ryu, mas por Chun-Li, que enfrenta Vega em um apartamento. pouco antes desta luta, aparece a cena mais polêmica do longa: um banho onde Chun-Li aparece nua! Esta cena foi cortada na versão americana, permanecendo intacta apenas na versão japonesa!


No ano seguinte, tentando suprir a deficiência do longa (pouco desenvolvimento dos personagens), foi lançada a série de animação (a que passou no SBT), batizada de Street Fighter II - Victory. São 29 episódios de meia hora, desta vez sem a supervisão direta da Capcom, embora o traço seja muito parecido com o do longa. Curiosamente, a história é diferente do filme: Ken e Ryu são dois amigos que, após serem derrotados por Guile, decidem percorrer o mundo desafiando os melhores lutadores e melhorando seus conhecimentos de artes marciais. Curiosidades: se a história é mais desenvolvida, o pecado fica por conta da omissão: enquanto que no longa quase todos os personagens aparecem, na série alguns nem dão as caras, como Honda, Dee-Jay e Blanka (nem por segundos, como no filme)! Já Akuma, que é personagem importante nos jogos da série Alpha (ou Zero), aparece como "figurante" ao longo de toda a série! Aqui Ryu e Ken não sabem do Hadouken, aprendendo-o ao longo da série. Em mais uma enrolação típica dos animes japoneses, Ryu chega a concentrar a energia do hadouken durante um episódio inteiro! A série foi lançada incompleta em VHS, permanecendo inédita em DVD! É claro que os fãs conseguem encontrar a série em DVD graças a outros fãs. Eu tenho ele em 6 discos, e fiz até um Box artesanal. Olhem as fotos:





Existem outros filmes, como Street Fighter Alpha Generations e Street Fighter Alpha, onde o grande vilão é Akuma. Infelizmente, ainda não conferi os dois, mas os comento assim que assistir, ok? Além disso, há rumores de que está sendo produzindo um anime sobre Street Fighter IV!




Street Fighter Alpha, apresentando o irmão de Ryu!


Por enquanto, é só. HADOUKEN!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário