Um clássico dos anos 70, Hapkido é estrelado por Angela Mao (que fez o papel da irmã de Bruce Lee em Operação Dragão), Sammo Hung e Carter Wong. O argumento é a velha rixa entre China e Japão, mas ao invés da academia chinesa de kung fu versus a academia japonesa de karatê, temos os três protagonistas que aprenderam hapkido na Coréia e abrem uma escola em Xangai. A escola japonesa Urso Negro quer proibí-los de ensinar, o tempo fecha e a pancadaria corre solta.! O filme tem participação de Yuen Biao, Cory Yuen e Bruce Leung, mas confesso que não consegui identificá-los. Para os apreciadores de filmes de kung fu old school, é uma ótima pedida. Para os que gostam e ou praticam hapkido (como eu), melhor ainda, já que é raro um filme que trata especificamente de hapkido (com a participação dos grão-mestres Ji Han Jae e Whang In Shik, atuais detentores do décimo dan). Afinal, a maioria dos filmes trata o hapkido como kung fu mesmo. O exemplo mais conhecido é Jackie Chan, que além dos conhecimentos adquiridos na ópera de Pequim também é faixa preta de Hapkido e o utiliza nos filmes, mas todo mundo acha que é kung fu puro. Quer uma prova? Internacionalmente, HAPKIDO também é conhecido como LADY KUNG FU (referência a Angela Mao, que é a verdadeira protagonista)!
Infelizmente, Hapkido não foi lançado no Brasil. Eu consegui uma cópia do DVD remasterizado com um colecionador que o legendou em português, e ficou show de bola! Com a falência da China Vídeo, fica cada vez mais difícil vermos pérolas como essa devidamente lançadas como se deve!
Erick, o Bruce Liang é aquele arruaceiro tarado que tenta abusar da moça no restaurante e depois Sammo mata numa feira depois dele queimar uma senhora com água fervente. Já o Yuen Biao e Corey Yuen não me lembro bem, mas provavelmente foram só dublês que ficavam correndo em volta da Angela antes de levar um sopapo na cara. Aliás, preste atenção que Jackie Chan também aparece na seqüência final, quando a Angela vai ao dojo japonês acertar as contas.
ResponderExcluir