A saga de O Exterminador do Futuro (que está prestes a ganhar um novo filme) é imperdível para os fãs de ação e ficção científica. E quanto aos seus DVDs? Têm a mesma qualidade dos importados? Vamos ver:
O primeiro filme (The Terminator – O Exterminador do Futuro) foi lançado aqui pela Fox em duas versões: a simples (sem extras) e a edição especial dupla (semelhante à importada), que é muito boa: além da boa qualidade de som e imagem, os extras são interessantes, incluindo 2 documentários, trailers, easter eggs, material promocional, fotos e cenas deletadas (com comentários de James Cameron). Aliás, o ponto forte são as cenas excluídas, incluindo a cena em que Sarah Connor já planejava explodir a Cyberdine Sistems e impedir a guerra (e cuja idéia serviu de base para o segundo filme), além de uma rápida cena dela fazendo um carinho especial no pai de John Connor, hehehe. O ponto fraco é que nenhum dos extras está legendado.
O segundo filme (Terminator 2 Judgment Day – O Exterminador do Futuro 2 O Julgamento Final), de 1991, fez ainda mais sucesso e na época foi o filme mais caro já produzido (100 milhões de doletas), graças às cenas de ação e aos efeitos digitais do exterminador T-1000 vivido por Robert Patrick. A Studio Canal lançou a edição simples e a especial com dois discos, com making of e storyboards, mas nada muito interessante. No ano passado, relançou a edição dupla dentro de uma lata, acrescentando um mini-poster e um livreto. Aqui cabem algumas considerações importantes. Se aqui no Brasil os extras são meia boca, lá fora existem várias versões do DVD:
A primeira é a versão simples, semelhante à primeira lançada aqui.
A Ultimate Edition (um único DVD com dupla camada) vem com nada mais, nada menos que TRÊS versões do filme - a normal, uma estendida com 16 minutos a mais e outra com 19 minutos a mais (esta escondida como easter egg), além de uma tonelada de extras – 3 documentários, 700 storyboards, roteiro completo, comentários, cenas deletadas e trailers!
Ainda tem mais: A Extreme Edition vem em 2 discos, com a versão de cinema, a estendida e uma versão em alta definição (que só pode ser vista em computadores de última geração), além de novos extras. Ufa! Fora um box recente, com 6 (!) discos (todas as versões já lançadas, incluindo em Blue-ray) que vêm em um dispenser na forma da cabeça de um exterminador! Acho que essa versão só está disponível no Japão.
Já a terceira parte, Terminator 3 – Rise of the Machines (O Exterminador do Futuro 3 – A Rebelião das Máquinas), de 2003, contou com uma bela (e gostosa) exterminadora, e foi lançada em DVD simples pela Columbia. Além da excelente qualidade de som e imagem, vale destacar os extras: 2 faixas de comentário e trailers. Claro que nada comparado à edição dupla lançada nos EUA, que vem com vários mini-documentários, storyboards animados, entre outros (ai, ai...).
No próximo post, aproveitando que o novo filme está chegando, vamos analisar o legado desta cinessérie na cultura pop.
Nenhum comentário:
Postar um comentário