quarta-feira, 27 de maio de 2009

TAILÂNDIA: O NOVO REDUTO DOS GRANDES FILMES DE AÇÃO ASIÁTICOS

A partir da década de 70, quando se falava de filmes asiáticos de ação e artes marciais, significava quase que exclusivamente os filmes de Hong Kong, embora China e Japão também dessem suas colaborações. De lá pra cá, muita coisa aconteceu. Bruce Lee iniciou a febre mas morreu logo. Jackie Chan e Jet Li assumiram o posto, mas com a idade suas performances não são mais as mesmas (embora ainda consigam fazer algumas pérolas como New Police Story, Herói e Fearless). Donnie Yen, embora seja da mesma geração dos dois, ainda consegue manter o nível, com excelentes filmes como SPL (Comando Final), Flashpoint e Yip Man.

Entretanto, agora é a Tailândia que está se destacando com os filmes de artes marciais mais arrasadores dos últimos tempos. Vamos dar uma olhada nos mais importantes, todos (com exceção de Chocolate) disponíveis em DVD no Brasil.

Ong Bak - sem dúvida foi o precursor da nova onda de filmes tailandeses. O diretor Phachya Pinkaew e o ator Tony Jaa fizeram um dos filmes mais impactantes dos últimos anos, com sequencias acrobáticas arrasadoras! Jaa é um jovem treinado em Muay Thai com a missão de recuperar a Ong Bak do título, uma cabeça de Buda sagrada que protegia sua vila e que foi roubada. Ação sem parar e de tirar o fôlego (dá até pena dos dublês)!



Nascido para Lutar - refilmagem de um filme tailandês da década de 80, aqui conta com uma equipe de atletas olímpicos e um jovem lutador (Dan Chupong). Ele vive um policial que tem que ajudar uma vila a se livrar de terroristas e desativar um míssil nuclear direcionado a Bangkoc. E dá-lhe ação acrobática e coreografada da maneira mais insana possível.



O Protetor - havia muita expectativa em relação ao novo filme de Tony Jaa, e ele não decepcionou! Aqui ele tem que encontrar seus dois elefantes roubados. Três cenas se destacam: uma longa cena de pancadaria aparentemente sem cortes, em que ele sobe vários andares descendo o sarrafo em quem vier pela frente; a luta com um capoeirista e uma alucinante sessão quebra-ossos com técnicas de torções com mais de 30 capangas!




O Guerreiro do Fogo - com Dan Chupong, de Nascido para Lutar, no papel de um herói que usa rojões (além do Muay Thai, claro) como armas. Apesar da já esperada boa coreografia das lutas, este filme viaja um pouco na maionese: além do vilão usar magia negra, o herói cavalga um rojão, hehehe! Se você entrar no espírito do filme (uma história de super-herói tailandês), vai se divertir.



Muay Thai Chaya - este acaba sendo um caça-níqueis entre os demais, pois na capa do DVD anuncia um filme "na mesma linha de Ong Bak e O Protetor", o que não é verdade. Seu estilo é mais realista, as lutas são mais cruas, sem movimentos acrobáticos e mirabolantes que são a marca registrada de todos os filmes comentados aqui. Apesar disso, é um bom drama(!) sobre três amigos treinados em um estilo de Muay Thai e que tomam rumos diferentes quando crescem.


Chocolate - ainda inédito (oficialmente) no Brasil, o novo filme de Phachya Pinkaew apresenta Jeeja Yanin, uma versão feminina de Tony Jaa! Ela arrasa como uma garota autista viciada em chocolate que tem que detonar uma gangue para vingar sua mãe.



Ong Bak 2 - dirigido por Tony Jaa, este aguardadíssimo filme acaba de ser lançado em DVD no Brasil. Na história, um garoto é criado por uma tribo de mercenários e treinado em vários estilos. Como já era de se esperar, ele protagoniza incríveis cenas de luta, agora combinando várias técnicas, como kendô, kung fu e jiu-jitsu, além do muay thai. A curiosidade é que o filme não tem nada a ver com Ong Bak; o título é aparentemente uma jogada de marketing para atrair o grande público. Mesmo assim, um excelente filme!




Curiosidade: no DVD de Flashpoint (Focus Filmes), o arrasador filme de Donnie Yen, tem um trailer de um filme tailandês chamado Lutas Clandestinas (Hanuman - The White Monkey Warrior), que parece ser muito bom, embora eu tenha visto algumas críticas negativas em outros blogs. Parece que ainda não foi lançado aqui. Se alguém já viu, comente aqui!


5 comentários:

  1. Olá amigo, vi Hunuman- O guerreiro macaco branco, inclusive eu tenho esse filme aqui! não gostei, as cenas de lutas são fracas, e eles queriam contar a história de Sri Hanuman (um Deus Indiano), nos dias atuais e deixaram muito a desejar na trama, muito fraco mesmo! um forte abraço

    ResponderExcluir
  2. se quiser me passe seu e-mail que juntos arrumamos um jeito para eu te passar esse filme, se vc quiser, é claro!

    ResponderExcluir
  3. Velho eu tou a uma tempão tentando achar esse filme (lutas clandestinas) para baixar, mais não encontro e lugar nenhum, se tiver como vc me passar ... meu imail é odilom.anibal@hotmail.com Agradeço !!!

    ResponderExcluir
  4. Muito legal seu blog , é importante para ficarmos sabendo das artes de outras culturas como essa da thai .gostaria de receber filmes da thai.meu e-mail é caneladevidro@gmail.com
    obrigado

    ResponderExcluir